BNDES exigirá que grandes empresas adotem programa de Compliance
Na quarta-feira, dia 02 de agosto, a CGU (Controladoria-Geral da União) e o Banco BNDES, firmaram acordo de cooperação técnica entre as duas instituições para estimular práticas de integridade empresarial no setor privado.
A iniciativa prevê a adoção de medidas para que a concessão de financiamento pelo BNDES a grandes empresas privadas seja condicionada à verificação da implementação de um programa de Compliance.
“Vamos assinar financiamento se tiver compliance. Todas as empresas com mais de R$300 milhões de faturamento terão que ter compliance e exigiremos isso como parte da nossa política de crédito. Elas serão orientadas sobre boas práticas de construção de procedimentos, normas, regras e atitudes”, afirmou o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.
Entre as ações conjuntas previstas entre BNDES e a CGU, estão o compartilhamento de informações técnicas, metodologias e tecnologias que possam contribuir para fomentar ações de integridade, de prevenção e combate à corrupção, de transparência e de ética.
Objetivo é criar requisitos obrigatórios para tomadores de financiamentos.
Fonte: CGU