As doações e o planejamento sucessório

As doações e o planejamento sucessório

O planejamento sucessório é um valioso instrumento que pode ser utilizado por aqueles que pretendem, ainda em vida, destinar seu patrimônio de acordo com seus desejos e objetivos.


Através de um bom planejamento sucessório é possível, por exemplo, evitar conflitos familiares, reduzir a carga tributária incidente sobre os bens, evitar a judicialização do patrimônio, dentre outros benefícios.


Dentre as estratégias que podem ser adotadas para os fins de planejamento sucessório, destaca-se a elaboração de contratos de doação, que permitem que um bem seja transferido a um herdeiro ou terceiro de maneira bastante rápida.


Outra vantagem dos contratos de doação é a possibilidade de instituir cláusula de reserva de usufruto vitalício, por meio da qual o doador permanecerá como usufrutuário do bem até o fim de sua vida. 


Diante do exposto, denota-se que as doações se revelam um atrativo instrumento em casos de planejamento patrimonial, mormente em decorrência de sua agilidade e segurança jurídica proporcionada.


Para saber mais a respeito do instituto do planejamento sucessório e qual a estratégia mais eficaz para a sua realidade, entre em contato com um advogado de sua confiança.